quarta-feira, 18 de abril de 2012

FÓRUM - ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Caríssimos alunos de Ensino Clínico I (Saúde Coletiva),

Por favor, façam a leitura do artigo e postem no nosso blog até o dia 02 de maio de 2012.

Estratégia Saúde da Famílai: experiência de acadêmicos de Enfermagem em estágio curricular.

Grato,

Prof. Antonio Mendonça

3 comentários:

  1. Experiência de acadêmicos de Enfermagem em estágio curricular.

    O artigo sobre "experiência de acadêmicos de Enfermagem em estágio curricular, para além da conscientização da verdadeira importância dos programas e de PSF a aplicação da enfermagem Preventiva, pude presenciar que o exercício, com qualidade, dos programas é das práticas de enfermagem mais exigentes e desgastantes. Aborda todo o tipo de problemas de saúde, assiste e apoia todo o tipo de pessoas e de doentes, nos mais diversos contextos familiares e sociais. Atua na primeira linha do sistema de saúde, lida com situações complexas, em fases de grande incerteza. A elaboração dessa estratégia teve como base a lógica dos ciclos de vida, os estudos epidemiológicos, as principais medidas de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos.
    Deste ponto de vista, considero vital o trabalho em equipe com suas especialidades de enfermagem, mas pude observar que existe uma resposta pouco eficiente para as consultas e orientações, por falta de material para realização de alguns programas como exemplo: trabalho com adolescentes, além da gravidez na adolescência devemos orientar também quanto a doenças sexualmente transmissíveis.

    Wendelvânia Rego

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  2. O artigo sobre experiência de acadêmicos de enfermagem em estágio curricular transmite de forma clara e precisa a importância da criação do SUS e do PSF para população que começou a ter um certo referencial para prevenção, promoção e tratamento da questão saúde/doença.Os alunos puderam vivenciar na pratica aquilo que aprenderam nos livros e aulas teóricas, indo bem além de suas próprias expectativas.Observaram o valor fundamental da família no contexto geral da promoção da saúde e assim desenvolver ações que abrangessem do período do pré-natal até o idoso.
    Como no texto diz" O conhecimento é uma busca contínua e necessita ser aperfeiçoado constantemente".

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  3. Este artigo relata a respeito da experiência de alunos da disciplina de Estágio Supervisionado I em dois locais distintos, enfatizando suas experiências adquiridas ao longo do estágio e a troca de experiência, assim como também a contribuição para a população atendida. Também enfatiza a sua preocupação em formar profissionais de enfermagem com mais voz, que participem que questionem, que saibam usar com sabedoria seus conhecimento adquiridos ao longo da sua vida acadêmica em prol da população, que de maneira indireta contribuiu para sua formação. Os alunos vivenciaram durante esses 5 meses experiencias em todos os programas oferecidos, desde a imunização, curativos, acolhimento, até saúde da criança, saúde do adolescente, saúde sexual e reprodutiva a saúde do adulto e do idoso. Aliando seus conhecimento da teoria à prática por eles vivenciada dentro das ESF. Ressaltando que a participação de cada um deles formou pensamentos críticos desenvolvendo sentimento de responsabilidade para com o sistema de saúde para todos.

    Andrea de Castro Silva ( Procópio)

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