quinta-feira, 5 de abril de 2012

FÓRUM - COMUNICAÇÃO DURANTE A CONSULTA DE ENFERMAGEM GINCECOLÓGICA

Caríssimos alunos de Ensino Clínico 2, da turma Segunda Manhã, 

Por gentileza, façam a leitura crítica e reflexiva do artigo e depois cliquem em postar comentário com suas principais percepções da leitura sobre a comunicação durante a consulta de Enfermagem ginecológica.

ARTIGO:
O prazo do fórum encerra dia 13-04-2012.
Atenciosamente,
Prof. Antonio Mendonça

7 comentários:

  1. COMUNICAÇÃO DURANTE A CONSULTA DE ENFERMAGEM GINCECOLÓGICA
    Aluna:Monaliza Pessoa
    A consulta ginecológica é um momento em que ocorre um contato de grande tamanho entre enfermeiro-paciente,levando em conta tudo que se é abordado e realizado naquele momento.
    Para que tal procedimento aconteça de forma desejada,para que se tenha êxito é necessário uma boa comunicação,para que assim o enfermeiro possa passar confiança para a paciente,e a paciente possa deixar o enfermeiro fazer seu trabalho da melhor maneira possível.
    É um momento íntimo e deve ser realizado com total respeito ao usuária,mantendo sempre a privacidade e o sigilo pós consulta.
    No artigo mostra uma abordagem feita com 7 enfermeiras e 40 usuárias.Elas foram criteriosamente avaliadas e ao final da pesquisa as próprias constataram que precisam aperfeiçoar suas técnicas de comunicação para que o atendimento seja de melhor qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Acolhimento palavra q ainda nem todos sabe o significado,onde nesse artigo mostra a realidade do acolhimento.acolher e ter atencao saber entender o paciente ,seria bom que todos q estiver lido este arquivo entenda e saiba aprender a usar as dicas e as sugestões.parabéns foi simplesmente tudo um ensino e uma critica.maria urlania Pereira de Oliveira .

    ResponderExcluir
  3. Cabem a enfermeira a perfeição na comunicação no relacionamento interativo, na prática da consulta e utilizar diversas formas que passe confiança. Esta confiança é obtida pela atenção no saber ouvir, e tem a diferenciação de cada paciente, pois varia muito, uns mais retraídos do que outros. A consulta já não e fácil, e ter que falar de você, fica um pouco mais difícil. Daí vem o papel da enfermeira com abordagem qualitativa, realizando um procedimento de atenção e acolhimento e cofiança necessária na unidade que faz toda a diferença.

    ResponderExcluir
  4. De acordo com a leitura, podemos identificar o quanto ainda existem mulheres leigas em questão ao exame ginecológico ,pois por ser um processo invasivo, ficam retraídas e por vezes acabam optando a não realizar o exame.onde isso acaba aumentando cada vez mais o índice de câncer de mada e do colo do útero .
    Algumas mulheres acabam revelando seus medos ao realizar o exame.Então cabe ao enfermeira desenvolver estratégicas capazes de fazer q elas se sintam confortáveis para minimizar seus medos com uma boa comunicação positiva em orientar e encorajar para q venham ser feito o autoexame.


    Jordânia Costa Cruz
    Flávia pereira da silva
    Klivia Karoline Eufrásio Pinto

    ResponderExcluir
  5. A consulta clinico ginecológico tem por objetivo identificar o mais precocemente possível distúrbios que afetam especialmente os órgãos reprodutores femininos e as mamas, assim como atentar para a saúde da mulher sendo de uma forma geral ao cuidado destas minhas clientes.
    Quando esta cliente chega no nosso consultório para examina-se, realizamos uma entrevista com esta cliente, sendo nome, idade, estado civil deste paciente, quantos parceiros que possui e etc.
     Preparo para a consulta
     Entrevista
     Exames clínicos
     Exames complementares ou de rotina
     Controle da altura
     Controle do peso
     Verificação da pressão arterial
     IMC


    Precisamos obter esta observação para esta analisando este cliente, modo ético profissional sem invadir a privacidade desta pessoa, sendo estas informações são bastante importante, temos registrar no prontuário devemos anotar tudo que ele esta informando, dilatação cervical, altura e variedade de apresentação , apagamento do colo, informações do examinador, sempre informar o procedimento vamos realizar posicionamos em posição ginecológica, Palpação das mamas e dos membros inferiores, Mensurar altura uterina,Estado nutricional,Pesquisa de edema, Exame colpocitólogico

    A vagina é um tubo oco que se estende entre a uretra e o reto e termina em fundo de saco, o material colo do útero o qual é mandado para um laboratório especializado em citopatologia para realizar este procedimento temos ter, filme super ulstar, pinça cheron, espéculo Vaginal Não Estéril P – vagispec, espéculo vaginal estéril M – ginecol, escova para coleta cervical estéril , escova ginecológica Kolplast, lugol e gase.
    Exame ginecológico a inspeção da vulva do canal vaginal e do colo uterino,durante o exame deve-se atentar para sinais inflamações (dor, calor e rubor), sangramento ou alterações locais da pele e mucosa como a presença de lesões e parasitas, o canal da vagina e no colo uterino deve-se observa que a coloração da mucosa a presença de secreções, lesões e corpo estranho, temos atentar a esses tipos de útero ao decorre da a forma uterina vai mudando.

    O presente trabalho de pesquisa trata de uma abordagem de projeção e
    respeito da saúde da mulher e a questão da alta incidência do câncer de colo uterino que vem atingindo cada vez mais as populações de mulheres, para o que, se se planeja um trabalho de intervenção à sociedade a fim de lhe prestar atendimento assistencial e preventivo.

    Flaviana Moura Ferreira
    Drielly Leitão de Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drielly Leitão de Oliveira...você me adiciona na rede social e das vezes que entro em contato você não responde. Daí encontro tamanho, texto tão elaborado e objetivo para talç assunto abordado...mas num simples rede social não se reflete o mínimo da "profissional" que se faz parecer.
      Boa sorte para as pessoas que serão atendidas por esta "cidadã".

      Excluir
  6. Comunicação Interpessoal: Um grande instrumento que viabiliza qualidade na consulta de ENFERMAGEM GINECOLÓGICA.
    Comunicação se resume em um ato que envolve o uso de linguagem escrita ou falada, signos e gestos , o ouvir reflexivamente,esclarecimento do termos da mensagem da usaria e sumarização do conteúdo da interação.
    Comunicar, portanto, é uma arte que deve estar voltada para objetivo a partir de estratégias especificas, particularmente quando se refere as questões de saúde ,frente á necessidade de proteger a vida.
    Em relação a saúde da mulher, no contexto primário,o bem estar feminino vem sendo ameaçado por diversas causas, destacando-se entre elas , episódios decorrentes dos fatores socioculturais,tecnológicas ,profissionais e familiares, que podem concorrer para o surgimento dos mais variados tipos de câncer.
    Há estimativas que incidenciam-se as neoplasias, colocando o câncer de mama em 1° lugar no Brasil e em 2° o câncer de colo do útero.
    As informações veiculadas através dos meios de comunicação constituem coadjuvante no fluxo de conhecimentos.
    De igual importância, é o desenvolvimento da comunicação das relações interpessoais face a face, entre enfermeiro e usuário, na busca de compreender, ser compreendido e influenciar em comportamentos e atitudes, no processo de decisão das pessoas.
    Tendo em vista que a comunicação esta presente no cotidiano do enfermeiro, é fundamental seu aperfeiçoamento na relação interpessoal com o usuário.
    O fato dos usuários apresentarem baixo nível de escolaridade é um fator determinante para o profissional compreender que o processo de comunicação deve acontecer numa abordagem simples e direta, para poder ser captado e entendido palas mulheres.
    O acolhimento requer o atendimento de que todos acolhem e todos serão acolhidos.
    O profissional por meio de sua postura, olhar, toque e gestos conseguem aliviara condição de fragilidade do usuário, ajudando a manter sua dignidade tratando como ser humano.
    Para o acolhimento do usuário, são valiosas os seguintes cuidados estabelecer a relação interativa como, sinalizar a percepção de sua presença com um olhar, acomodá-la transmitir receptividade e interesse, valorizar a sua presença.
    A entrevista é o momento em que as duvidas podem ser esclarecidas, desde que a usuária seja encorajada a realizaras perguntas e tranqüilizada no momento de responder.
    Manter-se atenta a diversa interface durante a entrevista a que seja verbal ou não é uma postura diferencial do profissional.
    É importante na consulta explicar como acontece o exame ginecológico para o sucesso da técnica e o auto exame de mamas sempre procurando validar a informação recebida pela usuária e reduzir o risco do esquecimento coletivo.
    Os sentimentos da usuária na consulta ginecológica: Tensão, vergonha, fragilidade, segurança e confiança.
    Foi realizada uma pesquisa com 24 mulheres entre 18 e 60 anos muitas delas relataram desconforto com a posição ginecológica. Diante de tantos sentimentos devemos ressaltar que tudo é para o bem estar à vida de prevenir doenças. As atividades de educação são pouco estimulada pelo o motivo do tempo ser muito curta na consulta, escassez no material educativo. Ao termino do exame não é aberto espaço para questionamento para orientação dos métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis e higiene.
    O mundo dos relacionamentos interpessoais revela o quanto a comunicação é um elemento fundamental cuidando do cliente de forma efetiva e satisfatória.
    By: Francisca Maria Nogueira da silva / Érica Vanessa Bandeira da Silva /
    Maria Meiriene Albuquerque Pereira.

    ResponderExcluir