quarta-feira, 9 de maio de 2012

Caríssimos alunos de Relacionamento e Comunicação em Enfermagem, da turma Quinta CD Tarde,

Por gentileza, façam a leitura crítica e reflexiva do artigo e depois cliquem em postar comentário com suas principais percepções da leitura sobre a comunicação durante a consulta de Enfermagem ginecológica.

ARTIGO:
O prazo do fórum encerra dia 17-05-2012.
Atenciosamente,
Prof. Antonio Mendonça

17 comentários:

  1. Esse relatório é muito bom, pois abri nossa mente pra o atendimento da enfermeira genecológica no SUS usando no acolhimento a comunicação interpessoal. Através da leitura q fiz observei q ainda falta muito pra essa comunicação ser melhor, esquecemos q um aperto de mão e um sorriso vale muito no acolhimento.JORDANA MUNIZ DA SILVA

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  2. Esse relatorio mostra a importância da comunicação no setor ginecologico. Com a melhora a comunicação entre pacientes ou até entre as próprias enfermeiras favorece o entendimento durante a consulta ginecologica. As enfermermeiras vêêm que se comunicar é se fazer entender por isso tentam conversa com paciente, escuta-lo, assim deixando mais facil o conforto do paciente durante a consulta e até causando descontração, que nesses casos pode ser inexistente. As enfermeiras tem que aumenta a comunição entre o paciente para que assim possa ajuda-lo de todas as formas possiveis, para que possa causar um melhoria da vida do paciente e também na sua profissão. TICIANY NASCIMENTO DE SOUSA.

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  3. Um otimo relatorio faz com que abra nossa visao para um bom acolhimento aqueles que frequentam o consultorio ginecologico de como fizemos a comunicaçao interpessoale observei que ainda ta muito fora de nossa realidade,muitos nao dao a devida atençao e que um aperto de mao vale muito coisa!!!Thayse de oliveira Teixeira

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  4. Este relatório, nos mostrar que o conhecimento e as técnicas de um enfermeiro, não são o suficiente para o atendimento(acolhimento)de qualidade ao paciente na areá ginecológica.E necessária, que haja uma comunicação interpessoal, no qual o enfermeiro inicia sua consulta dando um bom dia!!; boa tarde!!, como vai voçe? e etc... ao paciente, favorecendo assim uma segurança ao paciente,no qual o mesmo vai sentir liberdade de tirar suas dúvidas, lembrando que: o enfermeiro tem que estar pronto a ouvir atentamente, e responder as perguntas,analisando assim a solução de cura mais adequada ao paciente.Mirna Maia Rabelo.

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  5. Esse relatório é ótimo, não só nus mostra a importância da comunicação, mais também como os enfermeiros devem dar a importância no dia a dia com o paciente, proporcionando segurança ao paciente com boas atitudes, gestos e palavras de conforto, dando a atenção necessária. Nayara de Lima Sousa.

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  6. O artigo, nos proporciona entender a importância da comunicação em enfermagem em consultas ginecológicas, para que possa ter um bom entendimento entre enfermeiro-paciente, o que algumas vezes infelizmente não acontece.Essa comunicação é o fator principal em uma consulta, pois o paciente procura o profissional da saúde em busca de cuidados, atenção, ajuda e com um simples gesto de apresentar-se a esse paciente, aperta sua mão, olhar nos seus olhos, perguntar o que ele sente, qual o problema que ele estar passando, já mostra o interesse em ajudar, transmite confiança, assim esse paciente sente-se mais a vontade e confiante para falar do seu problema, até mesmo da sua vida e tirar suas dúvidas.Desse modo possibilita o profissional escolher a melhor maneira de tratar a doença do paciente,obtendo ótimos resultados. Lorena Lycia de Brito Figueiredo.

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  7. Esse artigo nos permite entender a importância da comunicação na relação enfermeiro-paciente, e nos mostra que ainda há falhas nessa comunicação. Nós que queremos ser enfermeiros precisamos aprender a utilizar técnicas que tornem a nossa comunicação com o nosso paciente clara e objetiva, para assim termos um atendimento mais eficaz. O artigo nos proporciona perceber como deve ser um bom atendimento e eu acredito que se todos que lemos o levassem em consideração seriamos profissionais mais humanizados, e passaríamos mais confiança aos nossos pacientes. ' Sara de Castro Correia!

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  8. "Neste artigo 'consulta de enfermagem ginecológica',foi possível observar como maior destaque a importância do acolhimento no ato do atendimento,não impor barreiras entre o profissional e o paciente,mas sim fazê-lo se sentir respeitado.Na maioria das vezes o paciente espera muito pouco,apenas um olhar interessado,um gesto de respeito,uma palavra de motivação ou atenção,isso já promove um bom relacionamento interpessoal e facilita a comunicação no decorrer da consulta.Sabe-se que na maioria das vezes,são poucos profissionais para uma grande quantidade de pacientes,mas é preciso ter em foco a qualidade do atendimento e não a quantidade,devemos nos desdobrarmos para fazer o nosso melhor,pois nunca ninguém nos disse que nossa escolha seria fácil e que nossos dias seriam simples.Devemos colocar em prática o que tanto pronunciamos,'a arte do cuidar',fazer o atendimento com amor e respeito ao próximo,tratar todos os pacientes com a dignidade que merecem.O saber ouvir mais e falar o necessário na hora correta é o segredo de uma boa comunicação." Sarah Isla Alves Freitas

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  9. Esse relatório nos fez entender que a comunicação é um aspecto importante no atendimento, principalmente no meio ginecológico, onde oportuniza a enfermeira manter contato com a usuária durante a consulta, particularizando o acolhimento receptivo, informativo, integrador, facilitando o despertar da confiança e da empatia. As enfermeiras revelaram que no momento do acolhimento é essencial a recepção, o falar, o tocar, o ouvir, inspirar confiança para ser aceita, se fazer entender, captar dúvidas e esclarecê-las. As enfermeiras precisam entender que conversar e escutar o paciente também é um remédio, muitas vezes, o melhor remédio. JULYANA LIMA DE SOUSA

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  10. O objetivo desse relatório foi analisar a visão das enfermeiras e usuárias em relação às ações que favorecem a comunicação eficaz durante a consulta de enfermagem ginecológica. Elas precisam saber dialogar pois a comunicação se faz parcialmente e de forma segura na visão das usuárias, sentir que está sendo essencial para o seu paciente e sua missão é tanto agradar como também ser útil. Enfermeira necessita aperfeiçoar o relacionamento interativo na prática da consulta. O acolhimento do enfermeiro ao paciente é de suma total importância e o relatório nos ajuda a enxergar isso melhor, a sabermos nos expressar para uma vida melhor do paciente e também na nossa profissão. CARLA PRISCILLA RODRIGUES MOTA

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  11. Esse artigo nos proporcionou entender que, a comunicação entre a enfermeira e a paciente é fundamental, principalmente na área ginecológica, onde a paciente precisa de se sentir segura e ser compreendida.A enfermeira precisa de estar aberta a ouvir o outro, prestando atenção na comunicação verbal, validando a compreensão das mensagens, sendo capaz de eliminar as barreiras impostas pela comunicação e investindo no autoconhecimento.
    Ana Raquel Dias Fernandes Araripe

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  12. A comunicação é essencial para o relacionamento enfermeiro/paciente. Pela comunicação, o enfermeiro pode identificar os significados que o paciente atribui à doença, à hospitalização e ao tratamento desejado.

    O ensino com o paciente, compreendido como o processo de desenvolvimento de habilidades, com as quais ele pode ter favorecido a sua reabilitação à consulta ou tratamento, como agente ativo, é parte do processo de educação à saúde. Entretanto, o ensino pelo enfermeiro e a aprendizagem do paciente são atividades que dependem da comunicação desenvolvida por ambos as partes.

    Preocupadas com a influência cultural na comunicação da enfermagem, no processo de ensino do paciente a consulta, este estudo teve como objetivo: "descrever a influência da comunicação entre enfermeiro\paciente, visando uma maior interação entre ambas as partes na interação verbal do enfermeiro, na orientação do paciente".

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  13. Maria dos Navegantes dos Santos

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  14. No trabalho desenvolvido para avaliar a comunicação interpessoal entre as pacientes e os profissionais de saúde, pode-se constatar que ainda se faz necessário melhorar a qualifiquação dos profissionais de saúde, dado que o nível intelectual e profissional muitas vezes distancia da realidade, todavia é de suma importância quebrar essa barreira da comunicação, pois ficou evidente que um dialógo entre a paciente e o profissional faz com que os diaginosticos fossem o mais realista possível.

    No processo de comunicação interpessoal também se faz necessário fazer um acompanhamento voltado para reeducar as formas verbais utilizadas pelas pacientes, pois muitas veses uma comunicação com barreiras verbais dificutam o correto diagnóstico e dessa forma a orientação dada não acança a recuperação do quadro clinico em que se encontra a paciente.Por outro lado a enfermeira deve se colocar na posição da cliente, tratá-la como gostaria de ser tratada.

    Sunamita de Oliveira Rufino

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  15. Esse relatório nos mostra um dos fatores importantes entre a comunicação do profissional da area de saúde (enfermeiro) com pacientes ou para oferecer serviços às mesmas com diferentes assiduidades. Entretanto, este uso é ainda parcial, talvez relacionado ao receio de interferências negativas na relação com o paciente. É preciso que as enfermeiras entendam que conversar com o paciente e escutar-lo é considerado um dos pontos essenciais.

    Xayenne Sousa de Oliveira

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  16. O acolhimento na consulta de enfermagem deve ser o ponto de partida para o cuidado integral e longitudinal, com vista a atender as complexas necessidades de saúde dos usuários que, muitas vezes, não se restringem ao plano biológico. No âmbito político, há necessidade de agregar valores aos serviços de saúde que busquem indicadores para o funcionamento adequado das consultas e a qualificação permanente dos profissionais. No âmbito da formação de recursos humanos, recomendam-se modificações estruturais nos currículos de graduação com ampliação dos conteúdos teóricos e práticos voltados para a comunicação interpessoal.

    Janny Cleciane Freitas de Menezes

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  17. Essa artigo nos mostra a importância de nos colocarmos no lugar do outro dando a devida atenção e acolhermos sem barreiras do profissional com o paciente,na maiaria das vezes apenas a conversa um aperto de mao muda muita coisa na vida daquele individuo tendo assim a comunicaçao interpessoal!! Maria Urlania.

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